Rascunhos do Azimute

Monday, December 18, 2006

PREFERÊNCIA NACIONAL... POLÍTICOS CORRUPTOS

Meus irmãos, não parece que o Congresso é uma fortaleza, à prova de todo ataque?

Vejam só... se há uma CPI averiguando as duas casas (Senado e Assembléia) são eles mesmos que mexem nos documentos. E me corrijam se eu estiver errado, mas pelos últimos 10 anos foram poucas (senão nenhuma) as CPIs contra integrantes que chegaram a resultados efetivos e cristalinos. E vou além... quantas foram coroadas por ações do Judiciário, condenando os culpados?

Aqui, os lorpas e pascácios (como diria o Ponte Preta) irão dizer que os parlamentares têm imunidade para poderem realizar seu trabalho (?!?!?! Qual?).

Bem... pois já está passando da hora de seguirmos exemplos de além-mar (Japão, Itália, Estados Unidos... queria colocar a Indonésia, mas lá os castigos são meio radicais), e enquadrarmos alguns mestres do crime do colarinho branco, que se pavoneiam em Brasília, de terça a quinta, e nos demais dias estão se refrescando em balneários, ou fazendo compras em NY, ou em Paris, e naturalmente de livrando daqueles incomodos valores que recebem por mes, a título de salário (em outras esferas costumava ser a paga de ao menos 20 dias de trabalho mensais - o que se convencionou denominar "semana inglesa" - mas nossos parlamentares não conhecem esses meandros da cultura trabalhista)..

Porque fui testemunha de governadores e prefeitos americanos que foram exemplarmente julgados por coisas bem mais amenas do que nossos legisladores tupiniquins fazem, hodiernamente.

Fica a impressão que quem os elegera gosta do que está acontecendo! Ou será que dentre os reeleitos não tem ninguém já meio sujinho daquela podridão oficial?

Meus irmãos brasileiros, PRECISAMOS MUDAR NOSSA VISÃO DOS POLÍTICOS DE UMA VEZ POR TODAS. E não é criticando o presidente (que é somente representante da nação) que fazemos alguma vantagem - a mudança acontecerá quando tirarmos as moscas de sobre a sopa, não somente substituindo algumas, nem gritando contra elas.

Boa segunda-feira.

Friday, December 15, 2006

QUEM PRECISA DO PCC?

AOS SAFADOS DE PLANTÃO

Fiquei sabendo pela imprensa - que alguns asseveram “marrom”- , que os ilustres parlamentares que populam aquele bastião de democracia, honestidade e caráter denominado Congresso Nacional, acabaram de votar um singelo aumento em seus próprios salários – alguma discreta, assim em torno de 90% de acréscimo somente.

Não sei o que está acontecendo comigo, mas confesso que fiquei pasmo (estarei ficando doente?). Mas o certo é que me surpreendi com a notícia, em uma união federal que está a braços com um déficit palpitante, onde as autarquias aplicam calotes descarados (ou desesperados, dependendo da autarquia) nos fornecedores, de hospitais públicos com dívidas trabalhistas, em déficit de operadores de vôos comerciais - ao que parece por defasagem salarial, que esses eméritos senhores e senhoras, do alto de sua competência, tenham considerado que seus mirrados caraminguás mereciam um reajuste digamos assim, outra vez, DISCRETO.

Me pasma a coisa, porque por exemplo, os bancários (categoria de que fiz parte num passado de glória e sonhos), se perseguem um aumento assim mais graúdo, DIGAMOS DE 15%, precisam fazer greve, etc e tal, e em geral levam pra casa 40% ou menos do incremento pedido. Os metalúrgicos, ah! Esses sim! Até elegeram um presidente!!!! Gente unida demais! Vão lá, botam banca, e conseguem tirar um leitinho mais gordo pras crianças, que ninguém é de ferro.

Mas ora, ora, ora... o Legislativo Nacional não faz greve (ou faz? Sei lá... há períodos imensos do ano que não vêem aqueles representantes ilustres nas plagas planaltinas – seria um tipo de greve?), não vãos aos telejornais pra reivindicarem seus reajustes (gente discreta, não’e mesmo?), NÃO PERGUNTAM AOS PATRÕES SE PODEM DAR AUMENTO (que, à guisa de lembrete, vale dizer que SOMOS NÓS, eleitores). E nada obstante, conseguem aquela já tão decantado DISCRETO reajuste.

Ora! Direis, letrados do Direito – mas eles estão se baseando em Lei, que lhes permite equivalência!

Pois eu lhes digo que algumas leis são imorais.

E corrijam-me, se eu estiver errado, ao mencionar um pai de família que se levanta cedo, caminha ou anda de bicicleta até um trabalho humilde, trabalha de sol a sol, para ganhar míseros 350,00, e ao voltar, liga a TV minúscula, comprada a prestações exorbitantes pelos juros aplicados, e vê que o deputado em quem ele votou DEU A SI PRÓPRIO UM AUMENTO que mensalmente vai acrescentar do dito político nada menos do que aproximadamente 35 VEZES o que ele vai ganhar no final do mês!

E que venham os exegetas da lei me dizer dos salários dos Ministros do Supremo Tribunal – pois eu lhes digo, irmãos, que o que nos FALTA NAS ESFERAS BRASILIENSES É VERGONHA NA CARA E DEDICAÇÃO A NOSSA GENTE.

Cambada de ladrões, travestidos de políticos e legisladores (eu ressalvo que alguns não são dessa laia, apenas estão no meio da massa), vocês estão matando o patrão de vocês. E dias virão que novos patrões vão por vocês pra correr.

Vocês pensam que me alegra comentar isso? Ao contrário, eu sinto um aperto no coração! Só quem viu meninas à beira de estradas do Nordeste, sendo vendidas à prostituição pra matar a fome da família, ou guris de 7 anos carregando carvão, ou pais de família procurando empregos nas madrugadas, ou velhos trôpegos mendigando, porque não têm suporte ALGUM DA PREVIDÊNCIA... quem já viu isso sabe do que estou falando.

Precisamos (e eu sonho com isso) de homens e mulheres de caráter, visão social e coragem, para mudarmos essa estrutura torta, demente e viciante que é nosso Estado brasileiro. Sob pena de os Três Poderes estarem matando seu próprio patrão... e o que vai ficar? Vai todo mundo correr pra fora do país, como alguns fazem?

Bom fim de semana. Um ano novo vem aí! Tomara que alguma coisa mude pra melhor...

Tuesday, December 12, 2006

PARABENIZANDO UM POLÍTICO – PARABÉNS, SR. TEOTÔNIO VILLELA Fº!

Coisa rara (não por minha culpa) que vocês vêem em meu diário! O governador eleito de Alagoas, Sr. Teotônio Vilella Filho, do PSDB me causa gratíssima surpresa ao apelar a seus deputados para NÃO APROVAREM aumento salarial para o governador do estado – mais exatamente para si, porque ele seria o beneficiário. Fiquei, na primeira “tomada”, estupefato e admirado com esse senhor que carrega um nome de peso sobre si – o de seu pai de idéias libertadoras e fortes.

Verdade é que o posto de governança de Alagoas é compensado por um salário alentado para nossas plagas brasileiras – R$ 11.500,00. Se esse valor INSIGNIFICANTE não for suficiente pra se viver bem na conjuntura econômica atual, então o que está errado é a vida do freguês, não o salário. Verdade também que o recém-eleito governador começou a fazer contas, e viu que isso provocaria um efeito cascata que aprofundaria déficit no caixa do Erário. E aqui não digo mais que salários de outros servidores sejam bons, porque infelizmente tem gente na base da pirâmide do poder que está literalmente gemendo com o orçamento mensal, mormente em alguns estados do nosso sofrido Nordeste – de passagem, o Nordeste é sofrido pelos políticos que tem,

Mas, em se comparando as coisas, vamos aos fatos.

Um governador costuma exercer seu mister cercado de uma equipe (corja?) de assessores, que se contam às dezenas, cada qual voltada para um retalho da função administrativa. Já um promotor precisa conjugar esforços de autarquias, nem sempre alinhadas entre si (vide polícia militar e polícia civil), e a papelada quase nunca é manuseada por uma secretária ao menos, mas por cartorários que em geral já estão assoberbados com as abundâncias dessa nossa burocracia ridícula (no mais das vezes). E enquanto um trabalha num gabinete, em geral decorado pelo ocupante da hora, muitos promotores precisam servir ocultos dentro de autênticas “celas”, até pra se protegerem de seus “clientes”.

Você já ouviu falar de governadores mortos porque mandaram alguém a julgamento, ou pra cadeia? Mas entre os promotores isso é meio comum, especialmente nos estados do interior do Brasil, onde impera a lei do mais forte, e onde os grupos empresariais não têm assim tanto interesse...

Você sabe qual a qualificação acadêmica pra alguém se eleger governador? Entretanto, nós sabemos que um promotor PRECISA ter o curso de Direito, e passar por provas dificílimas, até chegar onde chega.

Quantas viagens um governador faz a serviço (e tira uma casquinha de turismo) ou não? Quantos afastamentos (autorizados ou não) ele faz jus ou utiliza?

Pois bem, um promotor NÃO tem viagens turísticas, a não ser em escassos dias de férias, que costumam ser encurtados haja vista a demanda incrível dos serviços daquele servidor público que nem desfila por aí com carro pago pelo Erário, mas saído do seu próprio bolso.

Irmãos, não estou fazendo elegia dos promotores, nem denegrindo os governadores. Mas essa história de equiparação pura e simples me soa simplesmente abominável!
Bom dia (19 dias para o ano novo e contando... será novo mesmo?).

Friday, December 08, 2006

QUEIMANDO COLCHÕES!

Hoje é sexta-feira, 8 de dezembro de 2006. Parece redundante indicar dia e data assim, quando se sabe que há milhões de relógios e calendários por aí afora, mas eu tenho meus motivos.

Li ontem, de alguma forma meio resignado (isso tem acontecido tão repetidamente, não é mesmo?), que acontecera mais uma rebelião de presos condenados, dessa vez no presídio de Água Santa, Rio de Janeiro. Os apenados teriam feito alguns reféns, queimado colchões, e... enfim...

Mas de súbito algo me surpreendeu, no entrevero todo: o presídio NÃO ESTÁ SUPERLOTADO, ao que consta os detentos continuam recebendo suas refeições normalmente, têm roupas pra vestir, COLCHÕES onde dormir... dentro de um contexto de vida de condenados, me pareceu tudo bem. Então o que está se passando, Deus do céu?

Enquanto isso, gente humilde cá fora precisa pegar no pesado pra ganhar o seu pão de cada dia, gastam salário mínimo com alugueres, colchão e roupa de cama, e se sobrar algum, ainda compram coisas de comer. Não é espantoso? Essa gente sossegada... DEVIAM É ESTAR QUEIMANDO COLCHÕES PELAS NOSSAS VIZINHANÇAS, ESPERANDO ALGO CAIR DO CÉU.

Irmãos brasileiros, estou enojado, confesso. Enojado de nossos valores sociais, de nossos legisladores relapsos e coniventes (sim, porque a lei brasileira até que é boa, como me ilustrara um profissional do Direito extremamente letrado e conhecedor), de nosso aparato de segurança que permite ABSURDOS acontecerem num presídio, dentre outros deslizes... Explico o nojo.

Nossa sociedade está sem referenciais de honestidade – vide o Congresso (que me perdoem as exceções que eu acho que contei nos dedos das minhas duas mãos), juízes aqui e ali se acham miseráveis em seus salários de CINCO dígitos – antes da vírgula é claro – e entram em situações dignas de tribunal (alguém ainda se lembra do magistrado Nicolau? Pois é... ainda estou aguardando algo definitivo a respeito do retorno dos bens que ele amealhou com orçamento público)...

Temos por “relapsos e coniventes”, juízes que vendem sentenças, juízes que engavetam processos, juízes que protelam sentenças (a troco de que? Só da minha indignação? Ou tem dinheiro por trás?), CPIs – aqui eu toquei no calo exposto – que não dão em nada, anões (ou gigantes) que continuam roubando o dinheiro do Erário à luz do dia, absurdos enfronhados em dossiês, deputados e/ou senadores que ocupam tribunas pra homenagear algum “José das Couves” porque o homenageado era seu tio, e fundou isso ou aquilo MAS desaparecem do plenário quando precisam votar coisas importantes para nosso povo. Candidatos que ao invés de ganharem votos pela sua honestidade e caráter, o fazem dando escovas de dentes, colchões, material escolar (nem pensem que isso é sério, porque muitas vezes é coisa desviada de orçamento público). AH, E ESSES RAPAZES ALEGRES COSTUMAM TRABALHAR (salvo raríssimas exceções pessoais) TRES DIAS NA SEMANA, enquanto tem pai de família que trabalha SEIS, pra ganhar aproximadamente 1/30 (ou menos) do que eles ganham todo santo mes. Se isso é justo, que me cassem o diploma!

Temos policiais que aceitam “bola” pra engordar o salário (que nem sempre é justo, concordo), e ao fazerem isso estão simplesmente estimulando criminosos a prosseguirem – esses corruptos não sabem que o criminoso acobertado HOJE pode ser o algoz da sua família AMANHÃ.

Já é mais do que hora de nossa “brava gente brasileira” (como cantava o Hino da Proclamação da República – eu desafio 10 deputados a cantarem duas estrofes e o estribilho disso de memória!).despertar de nossa letargia, elegermos gente séria (ou reformar o Congresso!!! Não é uma boa idéia?) para que nossa Pátria ande a passos mais largos.

Não que isso não aconteça, digamos assim, nos Estados Unidos, ou na Inglaterra. Mas nesses países, se o culpado for apanhado, ele costuma ir pra cadeia (outros pra queimar colchão?) e NUNCA MAIS consegue uma base eleitoral sólida. Enquanto que, do lado debaixo do Equador, mais precisamente no Brasil...

Vamos passar esse descontentamento, e essas idéias adiante?

De passagem, eventuais leitores (não creio que eles se dêem ao trabalho de me ler) congressistas ou do judiciário – se pretenderem alguma medida judicial contra mim, PODEM COMEÇAR HOJE. Porque eu estou querendo esse confronto. EU (E MAIS ALGUNS MILHÕES DE BRASILEIROS) PAGO O SALÁRIO DE VOCÊS, e não quero ser mais roubado. Trabalhem, façam a sua parte se quiserem o meu respeito. Me inquiram na justiça, e eu mostro a munição. E eu espero sinceramente que se eu for calado, que alguém assuma o meu posto, porque é melhor “tornar a Pátria livre” do que viver no meio da orgia, só sendo violentado.

Bom dia. Amanhã eu vou falar de Educação (das escolas, a de família vem mais adiante)

Thursday, December 07, 2006

Prá não dizer que eu não falei das flores...

Meninos e meninas do meu Brasil varonil, estamos já há mais de 40 anos da tão falada "revolução" em nossa pátria, e embora o mundo todo esteja de alguma forma se desenvolvendo, e o Brasil também, há duas coisas que me incomodam sumamente - primeiro, porque DEPOIS de os militares assumirem o poder (e democraticamente nos "devolverem" na década de 1980) a corrupção só aumentou? E segundo... porque nossa gente sistematicamente fala mal do Brasil?

Estive pensando sobre essas coisas esquisitas, e tenho uma teoria (que acho que muita gente mais quer ou vai compartilhar).

Primeiro, o que quase nunca mudou, desde o tempo dos marechais é a conformação do Congresso Nacional - entra meia dúzia, sai meia dúzia, MAS A CORPORAÇÃO está lá, como um totem de piche, pronta a sujar quem se achega a ela. E, como o seu núcleo não se troca (não se toca?) a sujeira e podridão dos corredores da esplanada vão só incrementando. Vai daí, uma idéia simplista: vamos promover impeachment dos 60% de congressistas, priorizando com essa medida os mais velhos de casa, prá permitir renovação mais expressiva na estrutura?

Segundo, desde a revolução (amada, salve, salve) nossa gente foi a cada ano, a cada década, sendo DESINSTRUÍDA a amar nosso país, a desconsiderar nossas riquezas e conquistas, em detrimento do que rola além-mar. Assim, nossas crianças de escola fundamental (no meu tempo era primário mesmo), não sabem bem o Hino Nacional, os outros hinos nacionalistas simplesmente não existem NEM no intelecto de nossos professores mais novos, e o que é enaltecido é a corrupção, o "jeitinho" (coisa odiosa), previsões de uma senhora chamada Diná, programas de exploração de situações homossexuais ou liiiigeiramente pornográficas...

Outra idéia simplista, prá fechar a quinta-feira: vamos marchar pelas ruas por uma revolução cultural de nossa gente, que recupere o valor e o orgulho para nossas caras lavadas e corrompidas?

Abraço grande do Azimute.